quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Monstros e Espíritos
Al
O Al é um espírito maligno que ataca o anão mulheres grávidas e rouba recém-nascidos. Descrito como um animal meio homem e meio, a criatura tem dentes de ferro e unhas de bronze ou cobre. Ele geralmente usa um chapéu pontudo coberto de sinos, e pode tornar-se invisível.
Aralez
Aralezner - Dog-como criaturas que fazem os guerreiros do Exército armênio caiu de renascer
Dev
O Dev têm ar composto criaturas espirituais provenientes mitologia Zoroastra (a Daevas), e artilham muitas semelhanças com os anjos. Eles residem em lugares pedregosos e as ruínas, e normalmente mantida para si.
Shahapet
O Shahapet geralmente eram espíritos guardiões amigável que normalmente apareceu na forma de uma serpente. Eles habitavam casas, pomares, campos, bosques, cemitérios e outros locais. O tipo Shvaz foi mais orientada para agricultura, enquanto o Shvod era uma casa da guarda. A Shvod que é bem tratado pode recompensar os moradores de casas de ouro, mas causam conflitos, se for maltratado e sair.
Nhang
O Nhang (da palavra persa para "crocodilo") foi uma moradia rio-serpente-monstro com forma de deslocamento habilidades, muitas vezes ligado aos dragões mais convencional armênio.A criatura poderia atrair um homem, transformando em uma mulher, ou mudar para um selo e arrastar uma pessoa para baixo, a fim de afogar a pessoa e beber seu sangue. A palavra "Nhang" às vezes é usado como um termo genérico para um monstro marinho na literatura armênia antiga.
Piątek
O Piątek é um mamífero grande criatura semelhante a um grifo sem asas.

terça-feira, 26 de novembro de 2013



O Panteão dos pagãos Armênia

Aramazd - O pai de todos os deuses e deusas, criou os céus ea terra. Às vezes, adorado. Aramazd é a deidade principal da Armênia é pré- cristão panteão. Ele foi considerado o pai de todos os deuses e deusas, o criador do céu e da terra. Aramazd era a fonte da fertilidade da terra, tornando-a fecunda e generosa. A festa em sua homenagem foi chamado Amanor, ou Ano Novo, que foi comemorado em 21 de março no calendário armênio antiga (também da Primavera equinócio). Aramazd era uma divindade sincrética, uma combinação da lendária figura autóctone armênio Ara e Iranic Ahura Mazda. No período Hellinistic Aramazd na Arménia foi comparado com o grego Zeus. O templo principal de Aramazd estava em Ani ( Kamakh na moderna Turquia), um centro administrativo e cultural da Armênia antiga. O templo havia sido destruído no final do 3 c. AD, após a adoção do cristianismo como na Armênia religião do estado como um  deus-sol.


Hayk - Lendário archer e antepassado do povo armênio matou, a Titan Bel. Hayk (em armênio: Հայկ), também transliterado como Haik ou Haig, é o lendário patriarca e fundador da Nação Armênia. Dizem ser tetraneto de Noé, descendente pela parte de Jafé. Sua história é contada na "História da Armênia" de Moisés de Khoren.

Aray - A guerra pouco conhecido Deus. Aray é um deus da guerra venerado pelos pré-cristãos armênios. Ele é provavelmente derivado do deus grego Ares. Algumas tradições sugerem que ele também era um morrendo e levantando-deus.  

Vahagn - A hercúleo herói, conhecido por matar muitos dragões, também adorado como um deus-sol e deus da coragem. 


Barsamin - Deus do céu e do tempo, provavelmente derivado do semita deus Baal Shamin.  

Anahit - A deusa da fertilidade e do nascimento, ela é identificada com Ártemis e Afrodite. 


Astghik - Deusa do amor, da beleza e da água, ainda homenageado pela Vartavar festival.  

Tsovinar - Também chamado de Nar, ela era a deusa da chuva, mar e água, que ela era realmente um ser impetuoso que forçaram a chuva a cair.
 
Tir - deus da sabedoria e cultura, era o mensageiro dos deuses e estava associado com Apolo.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Um pouco sobre a Mitologia Armênia

Muito pouco se conhece da mitologia armênia pré-cristianismo; a fonte mais antiga a este respeito são as lendas citadas na História da Armênia, de Moisés de Corene.
 
A mitologia armênia era muito influenciada pelo zoroastrianismo, com divindades como Aramazd, Mihr ou Anahit, bem como tradições assírias, como Barsamin, embora também existam indícios fragmentários de tradições nativas, como Hayk ou Vahagn e Astghik.
 
De acordo com o arqueólogo francês Jacques de Morgan, alguns sinais indicariam que os armênios inicialmente veneravam entidades da natureza, e que esta crença com o tempo foi se transformando no culto a deuses nacionais, muitos dos quais tinham equivalentes nas culturas romana, grega e persa.
 
O acadêmico dinamarquês Georg Brandes descreveu os deuses armênios em sua obra: "quando a Armênia aceitou o cristianismo, não foram apenas os templos que foram destruídos, mas também as canções e poemas sobre os antigos deuses e heróis, que eram cantados pelo povo. Existem apenas raros trechos destas canções e poemas, trechos que testemunham uma grande riqueza espiritual e o poder de criação deste povo, e que por si só são motivo suficiente para se recriar os templos dos antigos deuses armênios. Estes deuses nem eram os demônios celestiais asiáticos nem os delicados e preciosos deuses gregos, mas sim algo que refletia as características do povo armênio que vinham sendo polidas ao longo dos séculos, algo ambicioso, sábio e de bom coração.

domingo, 24 de novembro de 2013

Mitologia Chinesa e seus dragões
A China é um país que há mais de cinco milênios, constrói uma cultura incrível, muito apreciada além de conhecida por todo o planeta. É um país com recheado de dezenas de religiões, sendo que as que mais se destacam desde os primórdios religiosos e culturais são, Confucionismo, Taoísmo e posteriormente o Budismo que viera da Índia. Existe um princípio na mitologia chinesa, de onde vêm os Três Augustos e os Cinco Imperadores, que ensinaram muito aos povos, e os Três Augustos teriam sido reis-deuses, porém em cada região são conhecidos de maneiras diferentes. Teriam poderes mágicos que usavam apenas para o bem das pessoas. Segundo a mitologia viveram milênios governando a China com seus poderes. Mas interessante é como começa a história.
Segundo as primeiras histórias chinesas, um rei deus chamado Huangdi, que seria o primeiro soberano da China, olhava dos céus e via um lugar repleto de beleza, porém via também seu povo sofrendo, um povo pobre e sem estruturas. Sentindo pena do povo, decidiu descer àquele lugar. Muitos viram sua descida dos céus. Nuvens e mais nuvens se formando e descendo dos céus, do meio delas surge um dragão voador. Huangdi tinha o poder da luz segundo alguns, poderia surgir em lugar muito rapidamente vindo de outro, apenas subia em seu dragão e voava pelos céus numa velocidade impressionante.
 
E não se reduz a isso, Huangdi foi o primeiro imperador chinês, como já dito e durante este império, trouxe ordem, prosperidade e desenvolvimento para a China. Além de um grande sábio, o soberano foi segundo dizem o criador da bússola, padronização da escrita na China, medicina tradicional, entre outras coisas. Era um imperador muito evoluído mentalmente para sua época sobre diversos temas.
 


Teria até mesmo construído a Grande Muralha da China. Depois de muito tempo de governo, ele disse para todos, aquilo que vim fazer aqui já está feito, agora é hora de partir, entrou na barriga do dragão e subiu aos céus desaparecendo para sempre.

Muitos outros deuses e reis-imperadores possuíam diferentes poderes, e dragões os acompanhavam. Estes dragões vezes levavam as pessoas nas costas, e em outras em suas barrigas. Até que ponto tudo isto seria mitologia?

Na mitologia chinesa, como muitos já conhecem, os dragões eram seres que expeliam fogo, muita fumaça e voavam rapidamente pelos céus. Seria algum tipo de ser biologicamente possível de ter existido? Ou seria algum tipo de nave metálica que podia levar pessoas no seu interior e voava pelos céus?

Se compararmos com foguetes atuais, são realmente parecidas, pois além destes pontos, também expelem fogo e soltam bastante fumaça. O ponto a se discutir é este, pois sabemos que os povos que milênios antes de Cristo, com certeza tinham uma sabedoria magnífica, com mentes muito evoluídas. Mas, por outro lado, faltava a eles, a sabedoria para entender, explicar e tecnologia para criar certas coisas. Assim nomeavam de diversas maneiras de acordo com aquilo que conheciam como colocar nomes de pássaros ou dragões em coisas que não eram possíveis de se explicar. Do ponto de vista deles, aquilo era algo único e inconcebível deste planeta, por isso julgavam ser algo provindo dos deuses e nomeavam desta forma.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dragões na Mitologia Chinesa



Dragão (long em chinês, yong ou ryong em coreano, e ryu em japonês) segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. É enormemente diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos: Olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa e etc. Representa a energia do fogo, que destrói mas permite o nascimento do novo. (a transformação). Simboliza a sabedoria e o Império.

É representado de várias formas, a mais comum é o dragão de 4 patas, cada uma com 4 dedos para frente e 1 para trás, o dragão imperial, ou carregando uma pérola numa das patas chamada de Yoku (元氣) pela antiga lenda chinesa - "dragão das águas marinhas".

A Imagem de um dragão azul preside o leste, o oriente.

O dragão chinês é uma criatura mitológica chinesa que aparece também em outras culturas orientais, e também conhecidos às vezes de dragão oriental. Descrito como longo, uma criatura semelhante a uma serpente de quatro garras, ao contrário do dragão ocidental que é quadrúpede e representado geralmente como mau, o dragão chinês tem sido por muito tempo um símbolo poderoso do poder auspicioso no folclore e na arte chineses. Os dragões chineses controlam a água nas nações de agricultura irrigada. Este é o contraste com o dragão ocidental, que podem cuspir fogo para mostrar o seu poder mítico. O dragão também é a junção do conceito de yang (masculino) e associado com o tempo para trazer chuva e de água em geral. Seu correlativo feminino é Fenghuang.

O dragão às vezes é usado no ocidente como um emblema nacional de China. Entretanto, este uso dentro da República Popular da China e da República da China em Taiwan é raro.
A princípio, o dragão era historicamente o símbolo do imperador da China. Começando com a Dinastia Yuan, os cidadãos comuns foram proibidos de se associar com o símbolo. O dragão ressurgiu durante a Dinastia Qing e apareceu em bandeiras nacionais.

Em seguida, o dragão tem uma conotação agressiva, militar que o governo chinês deseja evitar. É por estas razões que o panda gigante é de longe mais usado com mais freqüência dentro de China como um emblema nacional do que o dragão. Em Hong Kong, entretanto, o dragão é uma marca desta cidade, um símbolo usado para promove-la internacionalmente.

Muitos chineses frequentemente usam o termo "descendentes do dragão" (龍的傳人) como um símbolo de identidade étnica. Embora esta tendência tenha começado somente quando diferentes nacionalidades asiáticas procuravam símbolos animais para reapresentações na década de 70. O lobo foi usado entre os mongóis, o macaco entre os tibetanos.

Na cultura chinesa atualmente, é mais usado para fins decorativos. É um tabu deformar uma representação de um dragão; por exemplo, uma campanha da propaganda da Nike, que caracterizou o jogador de basquetebol americano LeBron James que matava um dragão (além de bater num mestre velho de KungFu), foi imediatamente censurada pelo governo chinês após o protesto público sobre o desrespeito.
Um número de provérbios e de dialetos chineses também caracteriza referências ao dragão, por exemplo: "Esperando o único filho virar dragão" (望子成龍, também é tão bem sucedido e poderoso quanto um dragão).

terça-feira, 19 de novembro de 2013

 Mitologia Chinesa

1. China – O Reino Médio – É um país antigo cheio de mistério e paradoxo. A Mitologia Chinesa é uma coleção de história cultural, contos populares ereligiões, que têm sido transmitidas em forma oral ou escrita. Existem diversos aspectos para a Mitologia Chinesa, incluindo mitos da criação, lendas e mitos, acerca da fundação da cultura chinesa e do estado chinês. Os historiadores especulam que a mitologia chinesa começou no século XII a.C.Os mitos e lendas foram transmitidas em forma oral por mais de mil anos, antes de ser escrito nos primeiros livros. Outros mitos continuaram a ser transmitidos através de tradições orais, tais comoteatro e música, antes de ser registado na forma de romances. 

2. A Mitologia Chinesa é uma mitologia muito rica, pode-se subdividir em: duses e deusas, dragões, criaturas. A criação da dinastias (Imperadores), elementos, lugares mitológicos, etc. 


3. Existem quatro períodos do tempo, que são muito importantes: Os Três Augustos e os Cinco Imperadores Grandes, dilúvio, Dinastia Xia e Dinastia Shang.


4. Os Três Augustos e os Cinco Imperadores na mitologia chinesa: Na sequência da idade de Nuwa e Fuxi (oucotemporaneous em algumas versões) foi a época dosTrês Augustos e Cinco Imperadores, um conjunto de governantes lendários que governou entre c. 2850 a.C. a2205 a.C., que é o tempo anterior à dinastia Xia. 


5. São conhecidos também como os Três Soberanos; são considerados reis-deuses ou semideuses; usaram os seus poderes mágicos para melhorar a vida das pessoas. Devido à sua grande virtude, eles viveram até a humanidade extremamente avançada, governaram durante um período de grande paz eprosperidade. 


6. Os Cinco Imperadores são lendários reis-sábios de moral perfeita. De acordo com alguns registos eles são: O Imperador Amarelo
(黄帝) Zhuanxu, (顓頊) Ku, (嚳) Yao, (堯) Shun, (舜) O Imperador Amarelo.

7. A China antiga também possuía divindades, tais como deuses e deusas; Existem cinco que foram os primeiros deuses da China, estes são: Shangdi Tian Nu, Kua Pan e Ku Yu Huang.


8. Shangdi – É o deus Supremo no sistema religioso e original do povo da Dinastia Han; Tian – (“Paraíso”; Deus), durante a dinastia Zhou os chineses chamavam o deus de Tian, este tornou-se num sinônimo de Shangdi. Nu Kua - é deusa na mitologia chinesa que criou a humanidade. Ela é associada à chuva, poças de águas, lagoas, lagos e outros lugares onde as águas param. Pan Ku – Foi o primeiro ser vivo e o criador de tudoo que existe segundo a versão mais conhecida domito da criação.Yu Huang – Senhor dos céus, e todos os domínios de existência abaixo, incluindo Homem e Inferno. É um dos mais importantes deuses. Também é chamado de “O Imperador de Jade”.


9. A mitologia chinesa é muito rica, e como tal, está cheia decriaturas míticas conhecidas e desconhecidas.Lista de exemplos: dragões, dragões híbridos, aves, cobras e outros os dragões são os que têm mais influência na cultura chinesa.


10. O Dragão Chinês Celestial é o próprio símbolo da raça chinesa. Eles próprios se proclamam “Descendentes do Dragão” Os Dragões são referidos como criaturas místicas divinas que trazem com eles abundância definitiva, prosperidade e boa fortuna. Existem dragões relacionados com os cinco elementos: Água, Terra, Fogo, Metal e Madeira. 


11. Kunlun – Montanhas muito famosas na mitologia chinesa e diz-se que incluem um paraíso taoista. 


12. Outros lugares: Que Quiao – É uma ponte formada por pássaros ao longoda via Láctea. Penglai – É o Paraíso, uma ilha lendária no mar da China.Longmen – É o Portão do Dragão, local onde uma carpa pode tornar num dragão. Dyiu – É o Inferno, governado por Yanluo. 


13. A China é um sitio cheio de mitos e lendas, aqui estão presentes alguns: Mitos do Dragão Chinês, Mitos do Ki Lin, Mitos da Fênix Feng Huang. A Lenda do Palácio de Jade. Para mais informações pode visitar o site: http://www.cdot.org/history/chinese_myths.htm 


14. Segundo a lenda, o primeiro a visitar este paraíso foi orei Mu, da dinastia Zhou. Supostamente descobriu o Palácio de Jade de Huangdi, omítico Imperador Amarelo e encontrou Xiwangmu, a Rainha Mãe do Oeste, que também tem o seu míticorefúgio nestas montanhas.


15. Imperador de Jade (Yu Huang) – Habita o Palácio de Jade.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Agora a Mitologia Chinesa - Pan Ku e Nü Wa

A mitologia chinesa aborda diversos temas, na sua forma oral ou escrita, estando a  criação do mundo entre eles. A maioria dos historiadores acredita que foi no inicio do ano de 1100 a.C que se deu inicio a mitologia chinesa,  inicialmente na forma oral, e bem depois na forma escrita.

A base da mitologia chinesa é milenar, porém baseia-se fundamentalmente em elementos oriundo da três principais religiões chinesas: o Taoísmo, o Confucionismo e o Budismo. A mistura dos elementos deste tripé religioso torna suas lendas e mitos complexos para nós que não estamos familiarizados com a civilização chinesa e suas sutilezas.

Grande parte dos mitos chineses conhecidos vem, principalmente, de três textos chaves: Shan Hai Jing, Pergaminho da Montanha e do Mar, que descreve os mitos, a magia, a religião e a geografia da China antiga, sendo uma das primeiras enciclopédias da China; Shui Jing Zhu, Comentário sobre o Pergaminho da Água, tratando de forma aprofundada e rica sobre a geografia, história e as lendas chinesas; e Hei’an Zhuan, Épico da Escuridão, trata-se de uma coleção de poesia épica sobre as lendas, preservada pelos habitantes montanheses de Hubei.

A literatura chinesa sobre as lendas da criação possui versões diferentes para o mesmo evento, talvez pela mistura religiosa presente. Neste texto vamos trabalhar a versão mais difundida, tanto sobre a criação do mundo como da criação do homem: a história de Pan Ku (criação do mundo) e Nü Wa (criação do homem). 

 

No principio não havia nada. Apenas caos e escuridão. Todo o universo era um imenso ovo negro, e dentro dele estavam Yin e Yang, opostos que coexistem mantendo um delicado equilíbrio. Dentro deste ovo havia, também, um terceiro elemento: um espírito desenvolvendo-se em total silencio. Era Pan Ku, que crescia junto com o ovo, tornando-se gigantesco.

Por dezoito mil anos o ovo flutuou, chocando os três elementos que estavam em seu interior. Depois deste tempo, Pan Ku despertou e viu-se cercado da mais densa escuridão. Enfurecido pela ausência de luz, agitou-se dentro do ovo, pulando e gritando. Com um golpe vigoroso de machado ele rompeu o ovo, separando o Yin e o Yang, dando inicio a criação do mundo e quebrando a escuridão total.

O mais pesado e turvo, Yang, desprendeu-se e afundou, transformando-se em terra. Yin, mais leve e etéreo subiu, formando o céu. Entre eles ficou Pan Ku, tocando o céu com a cabeça e a terra com seus pés, evitando que se juntassem novamente, trazendo a escuridão de volta. .

 

Pan Ku persistiu, mantendo Yin e Yang separados, até que um dia percebeu que não havia mais escuridão e sim o azul do céu e o marrom da terra. Tranqüilo, deitou-se e morreu. Seu corpo brilhou e começou a transformar-se: o olho esquerdo virou o sol, iluminando tudo ao redor; o direito voou para o oeste do céu e virou a lua, trazendo luz para a noite; seu hálito tornou-se o vento, que refresca; o trovão veio de sua voz grave. Seu corpo imenso deu origem às altas montanhas e aos demais relevos do mundo; seu sangue denso formou os rios e os mares; seus cabelos e pelos  voaram pelo ar e deram origem as florestas, aos arbustos e as flores, colorindo a terra. De seus dentes e ossos surgiram as rochas e os minerais valiosos, como o diamante e as pérolas; seu suor virou a chuva, mantendo a terra úmida; seus músculos as terras férteis; e dos seres que habitavam seu corpo, como pulgas e bactérias, surgiram os animais.

Assim surgiu a terra e dela nasceu a deusa Nü Wa, que criou o homem.

Certo dia a deusa caminhava pelos campos e observou as montanhas distantes, as florestas e os animais correndo pelas planícies. Tudo era lindo, porém ela sentia-se estranhamente triste, percebendo sua solidão. As montanhas, as aves e os animais não a entendiam, fazendo com que percebesse que precisava de seres iguais a ela para cessar sua solidão.

Com esta ideia formada, pegou lama da beira do rio e moldou, formando uma pequena figura, semelhante ao seu reflexo na água: mãos, pés e face parecidos. Ao pousar a figura no chão, ela ganhou vida, o que deixou Nü Wa extremamente feliz. Não estava mais sozinha. Empolgada com o sucesso de sua primeira tentativa se pôs a modelar mais e mais figuras, de ambos os sexos, as quais chamou de humanos. Falavam a língua da deusa, com quem conversaram, agradeceram e depois se espalharam.

 

Nü Wa continuou a modelar humanos, porém o mundo era extenso demais e nunca deixava de parecer vazio. Já cansada, pegou uma pinha e a molhou com lama, depois jogou com força no chão. As gotas de lama caídas transformaram-se em humanos. Desse modo a deusa conseguiu produzir um numero mais rápido de humanos, repetindo o processo milhares de vezes, até se dar por satisfeita com a quantidade de humanos produzidos.

Depois de um período onde repousou, a deusa resolveu verificar como andavam se saindo os humanos e começou a andar pelo mundo. Surpresa notou que alguns humanos estavam caídos no chão, com os cabelos brancos e sem vida. Preocupada, constatou que aqueles eram os primeiros que havia criado. Percebeu que se quisesse ver o mundo povoado teria que produzir humanos indefinidamente, ou arranjar outra solução para seu problema.

Após ter uma ideia que resolveria em definitivo o problema, foi até o templo de Pan Ku. Lá pediu permissão para ser a casamenteira dos humanos, recebendo permissão para a missão. Nü Wa, então, determinou que homens e mulheres reproduzissem entre si, para formar descendência e manter a terra povoada. A deusa foi a criadora dos homens e do casamento.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Mitologia Vikings ou Nórdica

Há Mitologia Nórdica e Vikings são como a Mitologia Grega e Romana, só em apenas detalhes diferentes.

Introdução
 
Os vikings eram povos que habitavam a região da Península da Escandinávia (extremo norte da Europa) nas épocas Antiga e Medieval. Foram também chamados de normandos pelos franceses e italianos na Idade Média. A palavra viking origina-se do normando “vik” cujo significado mais provável é “homens do norte”.  

Um povo guerreiro

Durante a época antiga e medieval eles estabeleceram vários contatos comerciais com a Europa. Porém, entre os séculos VIII e XI, começaram a fazer várias incursões no continente europeu com o objetivo de saquear riquezas e conquistar terras. As pesquisas arqueológicas e os relatos históricos indicam que, através dos rios, penetraram em território europeu com seus barcos (drakars), levando o medo e a morte em regiões da França, Alemanha, Inglaterra, Irlanda e Rússia. A instabilidade, causada pelas invasões, fizeram com que o s europeus construíssem castelos e reforçassem a segurança nos portos, mas de nada adiantou em função do grande poderio bélico dos “povos do norte”. Além de ter favorecido a construção de castelos, as incursões estimularam a descentralização política durante o feudalismo.

Cultura, religião e mitologia
A economia dos vikings baseava-se na pesca (principalmente do bacalhau) e do comércio marítimo que praticavam na região norte da Europa. Eram povos guerreiros, fato que impunha muito respeito na região. Fabricavam armas e scudos de metal e embarcações de guerra (drakar).

Não eram cristãos (somente por volta do ano 1000, com o contato com os europeus, começaram a aderir ao cristianismo), pois acreditavam em vários deuses (religião politeísta) ligados às forças da natureza. Odin (deus da sabedoria e da guerra) era a maior divindade entre este povo. Também acreditavam em outros deuses como, por exemplo, Thor (deus do trovão e filho de Odin) e Freyr (deus da paz e fertilidade).

Acreditavam também nas valkirias, mulheres valentes que cavalgavam com Odin durante as batalhas. Eram elas que conduziam os bravos guerreiros, mortos em batalhas, para a valhalla (o céu dos vikings).

domingo, 10 de novembro de 2013

Principais Criaturas da Mitologia Japonesa


Kitsune - Raposa. São animais com poderes místicos, sagrados ou amaldiçoados.



Umibozu - É um monstro marinho.



Kappa - Criatura que vive em rios e lagos, desafia humanos e os afoga.

sábado, 9 de novembro de 2013

O começo da Mitologia Japonesa

Há milhares de anos, no Japão, acreditava-se que os deuses, feras e humanos conviviam na mesma terra. Os humanos ofereciam sacrifícios aos deuses em gratidão aos poderes sobrenaturais que os mesmos usavam para ajudá-los e as feras e monstros não interferiam muito com os humanos.
 
No entanto, este equilíbrio era prejudicado quando Izanagi, o primeiro rei dos deuses (equivalente a Urano, na mitologia grega) entrava em guerra contra sua mulher, Izanami (equivalente à Gaia ou Terra, na mitologia grega), pelos seus filhos. A guerra criava, consequentemente, seres malignos - os Oni (ogros) - como soldados, assim como dragões, que cresciam das plantas que bebiam o sangue dos deuses.
 
Obviamente, nem todas essas novas feras eram más, mas o mal espreitava o coração dos deuses durante a guerra (sendo expostos às emanações do inferno), então, os dragões que nasceram deste sangue tornaram-se maus. Yamata No Orochi, ou “Grande Serpente (Dragão) de Oito Cabeças” foi uma destas criaturas divinas.
 
A terra de Izumo foi então agraciada com a presença da bela princesa conhecida como Kushinada. O Orochi amaldiçoou Izumo com a sua presença pouco tempo depois que Kushinada completou 16 anos e ordenou que fosse feito o sacrifício de oito donzelas, a cada lua cheia, para satisfazer a sua fome. Se falhassem em cumprir o sacrifício, o Orochi ameaçava destruir a terra. Os anos passavam, enquanto as donzelas sumiam dos campos; até que só restou a princesa Kushinada a ser sacrificada para que o povo de Izumo fosse poupado. O deus Susano No Mikoto apareceu por aquelas terras nessa época. Foi amor à primeira vista quando ele viu a Princesa Kushinada, aos prantos em sua janela. Ele prometeu ao rei que daria um fim ao Orochi com a condição de que pudesse tomar a mão da bela princesa em casamento.
 
No noite do sacrifício, foram oferecidas ao Orochi oito jarras de sakê. O servo que as trouxe disse ao Orochi que ele deveria entreter-se com o álcool primeiro e então aproveitar a sua tão esperada refeição. O Orochi concordou e mergulhou as oito cabeças nas jarras. Não demorou muito até que se ouvisse a grande serpente roncando em sua bebedeira.
 
Foi então que o servo mostrou sua verdadeira identidade: o deus do trovão Susanoo no Mikoto. Com sua espada, ele cortou cada cabeça do Orochi. De seu ventre caiu o sagrado orbe da vida, o Magatama, e da última cabeça cortada rolou uma lágrima que se tornou o Espelho.
 
Susanoo deu como presente à sua irmã Amaterasu a Mata-dragão - ou espada Kusanagi, ou ainda Ame-no Murakumo. Deixou em Izumo o orbe Magatama e o Espelho, que foi dado à princesa Yata, irmã mais nova da Kushinada.
 
Estes três objetos são hoje conhecidos como “Os Três Tesouros Sagrados do Japão” e diz-se serem preservados no Palácio Imperial de Tóquio.

OBS:

Gashadokuro

 

Gashadokuro(がしゃどくろ) é um youkai, uma criatura da mitologia japonesa, descritos geralmente como esqueletos gigantes, geralmente quinze vezes maior do que o normal. Gashadokuro parece com um humano, ele agarra e morde seus oponentes a menos que fugiam bem rápido. Gashadokuro é criado a partir dos ossos das pessoas que morreram de fome.
 

Yōkai

Yōkai (妖怪 lit. espectro, fantasma, ou monstro), também escrito como yokai e youkai, é uma classe de criaturas sobrenaturais do folclore japonês, que inclui o oni (ogro), a kitsune (raposa) e a Yuki-onna (mulher da neve). Alguns são humanos com características de animais, ou o contrário, como o Kappa (criança do rio) e o Tengu (cães sagrados). Um yōkai geralmente tem algum tipo de poder sobrenatural ou espiritual, e assim encontros com humanos tendem a ser perigosos. Um yōkai que tem a habilidade de se transformar é chamado de obake. O termo yōkai é ambíguo, e pode ser usado para designar todo tipo de monstro e criatura sobrenatural.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Principais deuses da Mitologia Japonesa


Kunitokotachi no Mikoto (O primeiro de tudo na Mitologia Japonesa, ele e considerado o Deus Primordial do Universo também e conhecido como Kunitokotachi Amenominakanush) 

Izanagi e Izanami (Podem ser considerados uns dos maiores Deuses pois mesmo sendo Mortais tinham poderes de Deuses e foi eles que fizeram a geração de Deuses, além de criarem o japão) 

Amaterasu (A Deusa do Sol, Nasceu do olho esquerdo de Izanagi, Primeira das "Três nobres crianças") 

Tsukuyomi (O Deus da Lua, Nasceu do olho direito de Izanagi, Segundo das "Três nobres crianças") 
Susano (O Deus da Tempestade, Nasceu do nariz de Izanagi, Terceiro das ''Três nobres crianças'')

Muitos outros deuses nasceram de Izanagi, quando Izanagi resolveu se purificar no mar. Ao tirar a roupa e seus objetos pessoais, estes se converteram em deuses e deusas. A sujeira que saiu no banho se transformou em outros deuses malignos, forçando Izanagi a criar deidades marinhas para manter o equilíbrio.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Mitologia Japonesa


 

Segundo a mitologia japonesa no início existiam Izanagi e Izanami dois irmãos, que foram os primeiros Deuses a partir dos quais começou a criação do mundo, eles casaram-se e tiveram vários filhos, vários Kamis. Kamis são seres que têm poderes sobrenaturais, neste caso poderes da natureza.
 
O último kami que tiveram foi Kagutsuchi, o Deus do fogo, que ao nascer matou Izanami, e esta ao morrer pediu a Izanagi que esperasse por ela, mas passado algum tempo Izanagi ficou cansado de esperar e foi ao submundo procurar Izanami, encontrando-a em plena decomposição.


 
Izanami descontente por o marido a ver naquele estado manda os demónios do Inferno atrás dele, mas Izanagi consegue fugir. Mas Izanami volta à superficie divorciando-se do marido e voltando-se para o submundo fechando a porta dos Infernos atrás de si.
Após tudo isto Izanagi criou três Deuses:
Amaterasu, a Deusa do sol;
Tsuki-yomi, o Deus da lua;
E Susanowo, o Deus da tempestade.
Susanowo infeliz com o império dos oceanos faz maldades à sua irmã Amaterasu, obrigando-a a fechar-se numa caverna.

 
O mundo ficou então entregue à escuridão, mas todos os kamis decidem elaborar um plano para que a Deusa saia da caverna, e para isso fazem uma grande festa ao pé da caverna deixando Amaterasu curiosa, tão curiosa que sai da caverna.
Tendo o mundo iluminado outra vez, Susanowo é condenado a ser desterrado dos Céus.