quarta-feira, 13 de março de 2013


Dicas de leitura para quem gosta de bruxas

Essa bruxa é boa ou má? As bruxas podem ter bebês? Bruxas vão ao parque? Essas são algumas das perguntas que você pode escutar de seu filho ao ler para ele. E não há resposta certa. Cada livro trará uma versão, pois na literatura não existe uma bruxa. Há várias bruxas.
É verdade que nos contos de fadas elas são bem parecidas. Velhinhas, fadas ou madrastas. Quase sempre ameaçadoras e más. Apesar de serem famosas e terem conquistado muitos leitores, confie: outras bruxas também podem animar as histórias.
Bruxas atrapalhadas, misteriosas, divertidas, sociáveis (e até boas!) têm sido protagonistas de livros infantis, juvenis e adultos. Abaixo você encontra indicações de leitura para todas as idades, inclusive para você, caso queira reencontrar-se com ela.

As Memórias de Bruxa OnildaAutores: E. Larreula e R.Capdevila
Você sabia que as bruxas não aprendem a andar de bicicleta como costuma acontecer com as crianças? E que tampouco se divertem com brinquedos comuns? Nesta história, Bruxa Onilda conta suas memórias desde seu nascimento até as primeiras confusões familiares. Conta de seus primeiros experimentos com poções mágicas e como aprendeu a planar em vassouras voadoras. Só mesmo lendo o livro para saber quem foram os convidados que vieram conhecê-la logo em seus primeiros dias de vida!


As férias da Bruxa Onilda
Autores: E. Larreula e R.Capdevila
Tanto para aqueles que acompanham a Bruxa Onilda nos outros livros da coleção, como aqueles que a estão conhecendo pela primeira vez, este livro é um dos favoritos. Morta de calor em seu castelo, Onilda decide tirar umas férias na praia, um lugar fresquinho e sossegado. Mas as coisas não acontecem bem assim. Sobrevoando a praia em sua vassoura mágica, mal consegue ver a areia, tantas são as pessoas que tiveram a mesma ideia do que ela. Com seus trajes e jeito de bruxa, não passa despercebida, agitando as férias de todos que encontra no caminho!


Bruxa, Bruxa venha à minha festa
Autor: Arden Druce
Logo de cara já levamos o primeiro susto: enrugada, orelhuda e com uma verruga na ponta do nariz é a bruxa da capa. Não desista de ler este livro para seu filho por causa disso, pois será isso o que ele mais vai gostar! As ilustrações roubam a cena e permitem que as crianças se divirtam com os convidados desta festa: Bruxa, Gato, Espantalho, Coruja, Árvore, Duende, Dragão, Pirata, Tubarão, Cobra, Unicórnio, Fantasma, Babuíno, Lobo e até Chapeuzinho Vermelho! Quando chegarem ao fim da história, saberão quem é a dona desta festa tão bem frequentada!


Cacoete
Autora: Eva Furnari
Na cidade Cacoete todos eram muito organizados. As ruas eram alinhadas em ordem alfabética, as mulheres usavam vestidos de bolinha e os homens calça xadrez com camisa branca. Frido também era um menino organizado e sabia que o presente do Dia dos Professores não podia ser outro: tinha que ser uma maçã. Mas a fruta se esgotou na cidade. Que enrascada! Como ele sairá dessa? Em busca da maçã, Frido vai parar numa casa na floresta e é recebido por uma senhora que assa uma batata no forno. Leia a história e veja o que sairá de lá!


As cartas de Ronroroso
Autores: Hiawyn Oram e Sarah Warburton
Ronroroso Saramago de Bragança, RB, vem de uma família de gatos com boa reputação na arte de servir bruxas. Mas ele tem um grande problema: sua bruxa não quer ser uma bruxa. Em suas palavras: “Ela se recusa a gargalhar como bruxa. Não quer montar em vassouras. Não usa pernas de sapo, olhos de salamandra, asas de morcego em nossas poções. E não quer saber de assustar as crianças”. Passa, então, a trocar cartas com o seu tio, um experiente servo de bruxas, a pedido de bons conselhos e feitiços que façam com que Hilda Bruxilda se torne uma verdadeira bruxa!


Contos de Grimm, v. 2
Autor: Maria Heloisa Penteado
O que são Contos de Grimm? São histórias que foram escritas pelos irmãos, Jacob e Wilhelm, na Alemanha, no século XIX. A Bela Adormecida, A Branca de Neve, Cinderela e Rapunzel são alguns dos contos dos irmãos que foram reescritos por Maria Heloisa Penteado. Apesar de retratarem a cultura de um país tão distante do nosso e de uma época tão antiga, as histórias foram reinterpretadas por inúmeros autores e permanecem vivas até hoje. Elas tratam de forma contemporânea muitas das questões humanas e por isso são tão apreciadas pelas crianças!


A Bruxa SaloméAutor: Audrey Wood
Uma senhora possuía sete filhos. Seus nomes eram: Segunda-Feira, Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira, Sexta-Feira, Sábado e Domingo. Viviam todos juntos em um vilarejo distante da cidade e ajudavam nos afazeres domésticos. Antes de ir ao mercado, a mãe perguntou a cada um deles o que gostaria que ela trouxesse do mercado e avisou-os para não abrir a porta a ninguém. Mas os pequenos não resistiram à tentação de uma visita especial que trouxe consigo um enorme saco de ouro. Imaginem o que aconteceu quando a Bruxa Salomé entrou em sua casa…


Manual Prático de Bruxaria em Onze LiçõesAutor: Malcolm Bird

O próprio nome diz: o livro é um manual prático de bruxaria em onze lições. Se o seu filho é um aprendiz de feiticeiro e sempre quis saber quais são os ingredientes para uma boa poção mágica, qual é o feitiço para ficar invisível,  quais são as maiores travessuras do Halloween e outras curiosidades sobre as bruxas, não tenha dúvidas: no manual ele vai encontrar! Só não se assuste se as bruxarias usarem unhas de pés, caca de nariz e sapos esverdeados!

O Manual da Bruxa para Cozinhar CriançasAutor: Keith McGowan

Nos tempos dos Irmãos Grimm era fácil! As crianças se perdiam nas florestas, pediam informações a estranhos e era simples pregar uma peça nelas e devorá-las num instante! Mas e hoje? Como uma bruxa faria para comer essas criaturinhas? Este é o livro de uma bruxa contemporânea que quer manter a tradição dos contos de fadas. Por isso, passa a frequentar cinemas, faz passeios infantis e conta com muitos ajudantes para conseguir fazer jus à façanha que tornou tantas bruxas famosas.

A Estranha Madame MizuAutor: Thierry Lenain

Imagine só o que você faria se começasse a escutar barulhos estranhos vindos do apartamento de sua vizinha. Pois foi exatamente o que aconteceu com Zoe. Uma menina calada e solitária, que no silêncio de seu quarto foi invadida por gargalhadas e bengaladas que mais se pareciam com bruxarias. Corajosa, a menina invade o apartamento de Madame Mizu para tirar sua dúvida! Se você também tiver coragem, leia o livro e descubra com Zoe se a estranha senhora é mesmo uma bruxa.

Creuza em crise – Quatro Histórias de uma Bruxa AtrapalhadaAutora: Silvana Tavano
Creuza está em crise: como se comportar no mundo moderno? Habituada a fazer feitiços com sapos, conviver com morcegos e a voar em sua vassoura mágica, tem de se adaptar às regras dos novos tempos. Quem ler este livro poderá se divertir com as atrapalhadas de Creuza em sua primeira viagem de avião e em uma temporada na praia com seu primo. Mas quem quiser gargalhar de verdade, tem que ler a história de quando Creuza recebe uma visita em sua casa, mas nem imaginava que ela viria com um cachorro!


A Bruxinha que era BoaAutora: Maria Clara Machado
Que tal aproveitar uma boa história de bruxa para fazer teatro? Maria Clara Machado é autora de uma das peças infantis mais famosas do Brasil. O objetivo é que qualquer pessoa possa participar da história sobre uma aprendiz de feiticeira que não aceita viver no mundo maldoso em que nasceu. Convide seus filhos para participar!


As Brumas de AvalonAutora: Marion Zimmer 

Dividida em quatro volumes, As Brumas de Avalon é uma adaptação da Lenda do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda. Mas aqui, as protagonistas são as mulheres. A história passa a ser analisada do ponto de vista de personagens bem emblemáticas como Guinevere, mulher de Artur, Viviane, a Senhora do Lago e Morgana, irmã de Artur e também reconhecida como uma poderosa e influente feiticeira. A famosa saga medieval continua tendo como cenário a imaginária ilha de Avalon, com suas intrigas e disputas territoriais. Trata-se, acima de tudo, da história de um profundo conflito entre o cristianismo e as religiões pagãs.

A Letra EscarlateAutor: Nathaniel Hawthorne
Esse é a obra-prima de Nathaniel Hawthorne, considerado o primeiro grande romancista dos Estados Unidos. A história se passa em uma comunidade puritana de Boston, no século XVII. A jovem Hester Prynne é condenada a uma vida de desonra após se envolver em um adultério. O castigo? Carregar no peito a letra “A” de adúltera. Apesar de tudo, a jovem decide criar sozinha a filha ilegítima e manter em segredo a identidade de seu amante. Uma obra que trata dos dilemas de uma personagem que busca o direito à liberdade afetiva em meio a um rígido moralismo social.

A Hora das BruxasAutora: Anne Rice

A autora do famoso livro “Entrevista com Vampiro” decidiu que, agora, era hora de falar de bruxas. Mantendo os temas que a consagraram, como o erotismo e as paixões arrebatadoras, Anne narra a saga da família Mayfair, envolvida em feitiçaria e forças ocultas ao longo de quatro séculos.  A história, dividida em dois volumes, não segue ordem cronológica e passa por lugares como os EUA, Haiti e França para explicar intricadas relações familiares.

O Livro Perdido das Bruxas De SalemAutora: Katherine Howe
Em 1692, na cidade norte-americana de Salem, mais de 150 pessoas foram presas e acusadas de bruxaria e mais de vinte condenadas à forca. Esse fato real é a inspiração para a história criada por Katherine Howe. No livro, a estudante Connie Goodwin está finalizando sua dissertação de mestrado em Harvard, quando acaba no interior do condado de Essex para ajudar na reforma da casa da avó. A região é a mesma de Salem. Lá, ela se defronta com a misteriosa vida de Deliverance Dane, uma mulher reconhecida em sua época por curar doentes, receitando remédios e poções. Instigada pela história do lugar e por essa figura feminina, Connie passa a dedicar seu tempo em busca de vestígios que possam explicar parte desse trágico momento histórico.

A Descoberta Das BruxasAutora: Deborah Harkness
Diana Bishop passou toda a vida tentando esquecer sua descendência bruxa. Órfã aos sete anos, seu único desejo era ser uma humana como qualquer outra. Até o dia em que encontra um manuscrito secreto na Biblioteca Bodleiana de Oxford, chamado Ashmole 782. A descoberta desencadeia uma guerra no mundo mágico, e Diana se torna o maior alvo. Ela vai contar com a ajuda questionável de um charmoso geneticista chamado Matthew Clairmont, um vampiro de 1.500 anos. Uma história eletrizante, repleta de magia e romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário