segunda-feira, 15 de outubro de 2012

As Fadas nos Contos Originais

   Apesar de a figura das fadas ser característica de culturas do norte da Europa, como uma força elemental ou natural, existem algumas personagens dessas culturas que são associadas às fadas ou como sendo fadas. Elas teriam aparecido na primeira vez na idade média, na série de histórias e contos do ciclo arturiano, mostrando o valor da figura das mulheres na cultura celta e o papel e importância do amor dentro da cultura medieval. Seriam elas Viviane, a “Dama da Água” e Morgana, conhecida como “Morgana Le Fay” ou “Morgana A Fada”. Por mais que elas possam ser associadas dentro da mitologia arturiana a figuras humanas, dentro da tradição medieval elas são representadas como fadas e possuem características das mesmas.

Com a cristianização ocorrida na idade média, a figura das fadas ou a força elemental e natural das mulheres e principalmente de mulheres como Viviane e Morgana ganhou ares sublimes de um amor sobrenatural, possível fonte mitológica das histórias de amor romântico da idade média. As fadas eram então, dentro da visão cristã, as mulheres amadas pelos cavaleiros ou ainda a força de ligação entre os amantes.

Dessa forma, ao final da idade média, a imagem da fada como ser da natureza, diminuiu, dando espaço para as mulheres de carne e osso, as amantes dos cavaleiros. Porém, nos contos de fadas, a ideia da magia e do sobrentural continuou mesmo sem a presença das fadas nos contos da época. O próprio amor romântico podia ser fonte de acontecimentos fantásticos, como na história de Tristão e Isolda, que ambos se apaixonam devido a uma poção mágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário