quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Registros visuais

Rumores acerca de uma criatura estranha em Loch Ness existem há pelo menos 1595 anos. O primeiro encontro testemunhado por escrito aparece na obra literária Vida de São Columbano (também conhecido como Saint Columba um missionário irlandes que viveu entre 521 e 597 que se mudou para Escócia. Columbano descreve como salvou um picto que nadava no Rio Ness das garras do monstro em 565 DC enquanto ele trazia um barco para o Santo e os seus seguidores atravessarem o rio e com o enorme poder da sua voz o monstro terá sido repelido pelo Santo. Em outro ponto da obra, o santo conta que matou um javali com o poder da sua voz, o que levanta questões sobre a credibilidade dos seus relatos, mas o javali pode ter morrido por outra causa enquanto ele gritava, ou simplesmente Columbano usou uma metáfora, como estar usando "Voz" como algo relativo ao povo e usado um exército de pessoas.
A Nessie
O primeiro relato de avistamento oficial do monstro do Lago Ness é de 1880 e foi debaixo de água, testemunhado por um mergulhador profissional chamado Duncan MacDonald. Foi-lhe pedido que fosse ao Fort Augustus perto do Caledonian Canal procurar o local aonde se tinha afundado um navio de carga para ser observado por ele. Ao descer as profundezas escuras do lago, onde se situava o tal navio afundado e chegou então ao naufrágio. Quando examinava a quilha para ver os estragos e a trabalhar debaixo dele, de repente viu que também havia uma enorme e estranha criatura que estava deitada numa rocha comprida de lado ali perto. O Duncan depois fez sinal agitado para ser recolhido de imediato de guincho e ao chegar ao seu barco de apoio com a equipa dele, acharam-no muito pálido e branco como giz e tirado da água a tremer, mas depois de calmo disse que enquanto analizava o navio a certa altura viu um animal parecido com um sere gigante marinho como um sapo enorme que assustou muito o Duncan e quis voltar logo á superficie. Nunca mais fez mergulhos no Lago Ness.
No século XX - o primeiro relato é de 1923 - e conta como Alfred Cruickshank avistou uma criatura com cerca de 3 metros de comprimento e dorso arqueado, mas o registo visual que iniciou a popularidade de Nessie data de 2 de Maio de 1933 e foi relatado pelo jornal local Inverness Courier numa reportagem cheia de sensacionalismo. Na peça conta-se que um casal viu um monstro aterrorizante a entrar e sair da água, como alguns golfinhos fazem. A notícia gerou sensação e um circo chegou mesmo a oferecer 20.000 libras pela captura da criatura. A esta oferta seguiu-se uma onda de registos visuais que resultaram em 19 de Abril de 1934 na mais famosa fotografia do monstro, tirada pelo cirurgião R.K. Wilson (daí o nome da fotografia, conhecida como Surgeon’s photo). A fotografia circulou pela imprensa mundial como prova absoluta da existência real do monstro.
Décadas depois, em 1994 Marmaduke Wetherell confessou ter falsificado a fotografia enquanto repórter free lancer do Daily Mail em busca de um furo jornalístico. Wetherell afirmou também que decidiu usar o nome do Dr. Wilson como autor para conferir mais credibildade ao embuste.
Em 25 de maio de 2007, Gordon Holmes, um técnico de laboratório de 55 anos de idade, filmou um vídeo que ele diz ser de uma "criatura preta, com cerca de 45 pés de comprimento, movendo-se rapidamente na água". O vídeo foi estudado por biólogos e sem dúvida trata-se realmente de uma filmagem de um animal não indentificado, no qual as características fisicas são mesmo parecidas com as de um plesiossauro, portanto, ainda assim não é considerado uma prova de sua existência. Diz-se que o vídeo está "entre as mais brilhantes aparições do monstro já feitas".[1] A BBC da Escócia transmitiu o vídeo em 29 de maio de 2007.[2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário