O termo "celta" normalmente é usado para identificar um povo que viveu seu auge no século 4 a.C., ocupando o noroeste do continente europeu e as ilhas britânicas. Como se dividiam em várias tribos independentes, os celtas também acabaram cultuando muitas lendas e deuses diferentes em cada região da Europa em que se espalhavam. Aqui, você confere quais são as divindades mais importantes dos dois principais grupos em que se divide a mitologia celta: a mitologia continental e a irlandesa.
Mitologia Continental
As divindades mais populares no noroeste do continente europeu.
Sucellus
Às vezes descrito como o rei dos deuses, Sucellus representa a
fertilidade e carrega um grande martelo de cabo longo. Ele usa o
poderoso martelo para golpear a terra, despertando as plantas e
convocando o início da primavera - época do plantio.
Taranis
Muito adorado no mundo celta, é o deus do trovão, que sempre atravessa o
céu em uma carruagem. Os relâmpagos são as faíscas produzidas pelos
cascos dos cavalos, enquanto o som do trovão é o barulho das rodas da
carruagem de Taranis.
Cernunnos
Um dos mais antigos deuses celtas, Cernunnos tem orelhas e chifres de um cervo. É o senhor dos animais, sendo muitas vezes representado ao lado deles, alimentando-os. Ele tem o poder da mutação, podendo aparecer na forma de cobra, lobo ou cervo.
Dea Matrona
Espécie de "deusa mãe" para os celtas continentais, é freqüentemente
representada como três mulheres carregando diferentes itens - como um
peixe ou uma cesta de frutas. O três é um número sagrado para os celtas.
Epona
A deusa da terra quase sempre aparece junto a um cavalo. O vigor e a
força do animal simbolizam o poder e a fertilidade da terra. Arqueólogos
acreditam que figuras de cavalos brancos entalhadas em cavernas
européias eram dedicadas a Epona.
Benelus
Os celtas têm diversos deuses da luz e do fogo batizados com a palavra bel, "brilhante" na língua deles - além de Belenus, Beletucadrus, por exemplo. Os celtas vêem esses deuses como uma só entidade, por possuírem funções e atributos parecidos.
Mitologia Irlandesa
Deuses, heróis e crenças que se desenvolveram principalmente na Irlanda.
Dagda
A base dos mitos irlandeses são guerras entre duas raças divinas: os Tuatha Dé Danann e os Formorians. Dagda, deus da magia e da sabedoria, é um Tuatha e tem um taco com duas pontas: uma pode matar nove homens e outra pode ressuscitar os mortos!
Lugh
Além de guerreiro, o deus dos raios do Sol e da luz é um artesão que
cria diversas armas mágicas - inclusive uma espada que pode cortar
qualquer coisa. Em uma batalha, Lugh assassinou o líder dos Formorians,
uma divindade chamada Balor.
Chuchulain
Filho de Lugh, Cuchulain não é um deus, mas um herói guerreiro. Ele detona os inimigos com uma lança cheia de espinhos na ponta. Certa vez, porém, foi atingido por sua própria arma. Para poder continuar lutando, amarrou-se a um pilar de pedra!
Morrigan
A deusa da guerra pode mudar sua forma humana para uma forma animal.
Quando aparece como um corvo, anuncia que a morte está próxima. Se ela
lavar a armadura de um guerreiro, também é sinal de que ele morrerá.
Finn Maccool
Caçador, profeta e guerreiro, Finn é outro herói da mitologia irlandesa.
Um de seus grandes feitos foi ter salvado os reis da Irlanda de um
goblin, uma criatura monstruosa que atormentava o lugar em que eles
viviam.
Manannán Mac Lir
O deus dos mares e do mundo dos mortos também é um Tuatha Dé Danann. Ele
deu a Lugh um barco mágico para ajudá-lo a combater os Formorians.
Manannán é o patrono da Irlanda e dos heróis irlandeses
Inferno não Rola
Segundo a mitologia irlandesa, todos os mortos seguem para um reino mítico chamado Mag Mell. Nas lendas, Mag Mell é citada ora como uma ilha a oeste da Irlanda, ora como uma espécie de reino submarino.
Mag Mell significa algo como "Planície da Felicidade". Esse reino, governado por Manannán Mac Lir, é um paraíso de prazeres onde a alegria dura para sempre, onde não há doença, julgamentos ou punições.
Para os celtas irlandeses, os vivos também podem chegar lá. Heróis envolvidos em aventuras, e até mesmo viajantes comuns, empurrados por uma tempestade, podem chegar ao mítico reino.
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