segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Top 10 - Filmes de Lobisomens


#10) DOG SOLDIERS (2002)
Durante um exercício militar nas florestas britânicas, um pelotão de soldados é confrontado com uma alcateia de corpulentos lobos com instinto assassino de primeira classe. Depois de algumas mortes, sangues e perseguição, logo descobrem que estas bestas caninas são na realidade soldados convertidos. Do realizador de Doomsday e The Descent, eis um filme de acção e terror com tudo no sitio e um grupo de lobisomens que são verdadeiros animais sedentos de sangue.

#09) LE PACT DES LOUPS (2001)
Filme francês que relata os ataques de uma besta lupiforme que ataca uma aldeia no século XVIII, uma irmandade decide então erradicar tal monstro. Uma mega-produção gaulesa que se tornou historicamente na segunda melhor estreia francesa em terras do Tio Sam, além de ter sido um sucesso em outros países. Apesar das péssimas críticas que obteve por esse mundo fora, Le Pact des Loups resulta como uma visualmente arrebatadora fita que cruza registos de terror, thriller e drama. Com Vincent Cassel e Monica Bellucci nos principais papéis.

#08) LEGEND OF THE WEREWOLF (1975)
Hammer Studios, aquele que para muitos foi o melhor estúdio de filmes de terror nos anos 50 a 70, se vê envolvido na ressurreição da lenda do Homem Lobo. Peter Crushing é a estrela desta variação de licantropia. A história centra-se numa criança que após a morte dos seus pais, é criado por lobos. Mais tarde é integrado num circo ambulante até fugir para Paris, em fase de adulto. Em Paris apaixona-se por uma prostituta e é aí que as matanças se iniciam.

#07) BAD MOON (1996)
Eric Red, o argumentista dos célebres Near Dark (Kathryn Bigelow, 1987) e The Hitcher (Robert Harmon, 1986) decide realizar o seu próprio filme de terror, um que incluía lobisomens, porém o orçamento dado foi demasiado reduzido, mas tal factor não impediu que Red utiliza-se toda a sua criatividade para trazer até nós, uma das mais sangrentas obras de terror dos anos 90. Um caso curioso no universo licantropo.

#06) WOLF (1994)
Jack Nicholson foi mordido por um lobo, em consequência se torna em noites de Lua Cheia numa besta sedenta de sangue. Realizado pelo aclamado realizador Mike Nichols (The Graduate), eis uma versão bem moderna do clássico mito do lobisomem. Nicholson e Michelle Pfeiffer estão fabulosos.

#05) WEREWOLF OF LONDON (1935)
O primeiro filme de Lobisomens da Universal Pictures, mesmo sendo um marco da história do cinema de terror e do fantástico foi um fiasco de bilheteira e não conquistou o publico durante todo estes anos, é talvez o filme mais esquecido desta lista. Henry Hull foi o actor escolhido para vestir a pele (ou pêlo) da trágica personagem, o suco de uma rara flor tibetana é a única coisa que pode terminar a sua maldição.

#04) The WOLF MAN (1941)
Lon Chaney Jr. foi o actor que celebrizou a imagem do lobisomem para os dias de hoje. Depois do fracasso de Werewolf of London, a Universal decide então refazer o legado, de forma a completar a galeria de monstros que havia concebido com Frankenstein (1931), Dracula (1931) e The Mummy (1932). È considerada a melhor prestação de Lon Chaney Jr. que cedo redefiniu a imagem generalizada de um Homem-Lobo, uma besta bípede peluda com traços humanos e dentes aguçados a de um lobo. Fita essencial para qualquer fã destas criaturas.

#03) THE COMPANY OF WOLVES (1984)
Uma reinvenção da fábula do Capuchinho Vermelho, onde Neil Jordan o converte numa parábola às historias de lobisomens. Com um certo apetite erótico, The Company of Wolves é um incontornável exercício de aprumação técnica e cénica. Venceu 4 prémios na edição do Fantasporto de 1985, incluindo o de Melhor Filme, Prémio de Publico e Prémio de Critica. Dez anos mais tardes, Neil Jordan realiza Interview with a Vampire com Tom Cruise e Brad Pitt, indiscutivelmente um dos melhores filmes de vampiros.

#02) LADYHAWKE (1985)
È a variação de lobisomens menos ortodoxa desta lista, Ladyhawke de Richard Donner é na verdade um romance impossível entre duas figuras trágicas e amaldiçoadas. Michelle Pfeiffer (no auge da sua beleza) é uma mulher que se converte de dia num falcão, de noite possui a sua humana forma, em contraste está o actor Rutger Hauer, um cavaleiro de dia, e de noite um lobo. Ambos estão apaixonados, mas provavelmente desencontrados. Um dos melhores romances dos anos 80 e não só!

#01) AN AMERICAN WEREWOLF IN LONDON (1981)
Um cruzamento de comédia e terror realizada e escrita por John Landis (o pormenor que escreveu-o quando tinha somente 19 anos). Trata-se de uma fita de lobisomens que necessitou de um excelente trabalho técnico nos efeitos especiais práticos, dando a nós, uma das melhores (se não a melhor) metamorfose de humano para lobisomem. Inteligente, eis a obra incontornável dos ditos licantropos. Devido ao sucesso desta fita, Michael Jackson contrata o próprio John Landis para trabalhar no videoclip Thriller, outro grande êxito e histórico elemento de música e terror.

Menções honrosas – The Howling (1981), Teen Wolf (1985), Underworld (2003), Frankenstein Meets the Wolf Man (1943), Van Helsing (2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário