sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Militares, aparição de Nessie



Em 1966, a Força Aérea Real recebeu para análise, uma sequência de filme tomada em 1960, na qual o monstro aparecia. O filme em questão, já havia sofrido toda a sorte de "provações", - foi estudado, levado a público e a conferências e havia sido refutado em todas elas - mas decidiu-se que cabia aos militares dar a última palavra.

O filme é de autoria de Tim Dinsdale. Vale destacar que Tim, há muito tentava obter imagens do monstro.

Segundo consta, numa noite de abril de 1960, Tim guiava seu carro lentamente às margens do lago num local onde a estrada passa a uns 100 metros acima da água, quando avistou algo avermelhado, flutuando sobre a água. O que quer que fosse, estava a uns 1,5 quilômetros de distância. Parou o carro, pegou sua câmera - que sempre levava consigo -, e registrou algo que ganharia destaque na rede BBC.

Anos mais tarde, foi fundada uma sociedade civil para estudar o estranho animal: o Departamento de Investigações dos Fenômenos de Loch Ness. Os filmes foram entregues às autoridades pelo então presidente David James - escritor e polítco -, para que se fosse feita uma avaliação final de sua veracidade.

Segundo o relatório dos técnicos da Força Aérea Real, não há como questionar sua autenticidade. Era de origem biológica, ou seja, um ser vivo, o qual segundo os cálculos realizados, deveria medir 1,80 metros de largura por 2 metros de altura. O comprimento foi calculado em cerca de 18 metros e o seu lombo elevava-se cerca de 1 metro acima da superfície do lago, movendo-se a uns 15 km/h.

Isto foi um golpe final para aqueles que diziam ser o monstro origem de fraudes ou ficção.

Porém, estudos posteriores provaram que um barco de aproximadamente quatro metros de comprimento, filmado nas mesmas condições climáticas do dia da filmagem original, obtem-se um efeito parecido com o mostrado nas redes de televisão de todo o mundo.

Será que o sr. T. Dinsdale se enganou? De fato, sob certas condições de temperatura, um pequeno barco a certa distância pode se parecer com uma grande criatura a distância. Mas devemos levar em conta o relatório da Força Aérea Real, que nada tinha a ganhar afirmando que o que aparece nas filmagens é algo realmente biológico.

Hoje, a hipótese mais aceita é que Nessie veio do mar, muito antes dos cataclismas que elevaram a região e ali vive até então, se escondendo nas cavernas e na escuridão do lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário